Constelações Sistémicas Familiares

Trata-se de uma abordagem fenomenológica terapêutica fundamentada nas descobertas do alemão Bert Hellinger, nascido em 1925, na Alemanha, e formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos no sul da África, dirigindo várias escolas de nível superior. Posteriormente aprofundou seus estudos e pesquisas tornando-se psicanalista e, por meio da dinâmica de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional, de diversos métodos Hipno terapêuticos e demais técnicas desenvolveu sua própria Terapia Sistêmica e Familiar a qual denominou: Familienstellens (respectivamente: “Colocação do Familiar”, traduzido para: Constelações Familiares, em Português).
A constelação familiar se baseia no uso de representantes neutros, boneco ou ancoras (papeis) para representar membros da família ou grupo social do cliente e trabalhar um tema específico trazido por este último.
Na terapia familiar sistêmica, trata-se de averiguar se, no sistema familiar ampliado existe alguém que esteja emaranhado nos destinos, escolhas, crenças, de membros anteriores desta família. Isto pode ser trazido à luz por meio do trabalho com as Constelações Familiares. Trazendo-se a luz os emaranhamentos, a pessoa consegue se libertar mais facilmente deles – ela passa a ter consciência do que age no seu sistema e a ter a opção da escolha sobre seu próprio destino.

 

hellinger

 

 

Constelação S. Familiar: Consultório

Na constelação familiar, uma pessoa se propõe a “olhar” para o seu próprio sistema familiar. Então são escolhidos, entre os presentes, bonecos ou papeis, representantes para essa pessoa e para os membros de sua família. Com o decorrer do trabalho, esses representantes começam a expressar sentimentos que o cliente sente e entende na sua alma e que traduzem as dinâmicas ocultas nos relacionamentos nessa família, chegando muitas vezes às origens das crises e dificuldades enfrentadas, que podem estar relacionadas a fatos ocorridos no passado familiar de cada um (inclusive de gerações anteriores). Podem, também, observar quais os movimentos e posturas que conduzem a uma solução.

“O ponto de vista sistêmico e o procedimento terapêutico baseado nele têm impacto profundo no cliente. Como parte de um sistema abrangente, cujos elementos estão constantemente sendo transpostos, cada componente tem, por sua vez, repercussão no todo.”
Dra. Ursula Franke-Bryson

 "As Constelações Familiares e Empresariais se tornaram bem conhecidas como um trabalho de grupo. Este trabalho, assim como as áreas afins do trabalho sistêmico orientado às soluções e da psicoterapia fenomenológica, alcançou uma importância fundamental nas áreas psicossociais e também em diversas abordagens da terapia individual. Existem muitos terapeutas e facilitadores atuando em situações que não permitem o trabalho de uma Constelação com grupos. Também existem terapeutas que podem não se sentir confortáveis para trabalhar grupo. Entretanto, muitos desses profissionais se sentem profundamente atraídos aos conceitos e ferramentas implícitos no trabalho de Constelação e procuram por maneiras de integrar essa abordagem em seus trabalhos individuais, de casais e famílias, ou talvez até na supervisão de pequenos grupos. O trabalho de Constelação com Figuras ou objetos proporciona um método simples e direto. As figuras, representando um membro familiar ou pessoa significativa no sistema em questão, são dispostas em uma mesa ou um espaço definido do local de trabalho."

 

Temas comumente abordados pelos constelados/clientes em uma sessão individual:

  • Relacionamentos familiares (pai, mãe, marido/esposa, filhos, avós, tios, cunhados, sogros;
  • Acontecimentos familiares marcantes (adoções, perdas, doenças psiquiátricas, mortes precoces, assassinatos, suicídio, abortos, entre outros);
  • Relacionamento interpessoal (sexualidade, amantes, parceiros amorosos e sexuais, amigos, colegas);
  • Problemas de saúde (dores crônicas, obesidade, depressão, câncer, problemas cardíacos, tabagismo, alcoolismo, tabagismo, jogos, comportamentos compulsivos obsessivos).
  • Melhoria das relações familiares; conflitos interpessoais no trabalho com chefes, colegas ambiente educacional e social.

Jakob R. Schneider 

 

Vilmar V. Franco
Hipnoterapeuta e Facilitador em Constelações Sistémicas Familiares
Braga - Portugal
Tlm.963535205